programação científica

programação científica

OFICINAS

09h às 10h30 | Os bicos foram introduzidos: e agora?

Local: Cinema

Uma oficina para reorganizar as rotas de quem perdeu a direção da amamentação. Vamos visitar os referenciais teóricos que nos orientam quais os caminhos devemos seguir para o re-encantamento do bebê pelo espaço do seio, traçar uma rota para o plano de cuidados e discutir casos utilizando as ferramentas que dispomos para auxiliar as díades.

Esp. Kênia Gondim – Fonoaudióloga IBCLC (Natal/RN)
Esp. Dani Paulino – Fonoaudióloga IBCLC (São Paulo/SP)

09h às 10h30 | Como elaborar a Consultoria do período gestacional e o Plano de Amamentação

Local: Teatro de Bolso

O pré-natal é uma janela de oportunidades para identificar o desejo e a busca pela amamentação, tornando-se o momento principal de mediação para promover e proteger o aleitamento. É importante uma abordagem empática, acolhedora e gentil, informando, orientando, estimulando a construção da aprendizagem e estabelecendo uma relação de parceria entre quem deseja amamentar e o profissional de lactação. Nesta oficina vamos abordar todos os passos desta trilha, com informações baseadas em evidências, atualização dos temas para esta fase, estabelecimento e alinhamento das expectativas reais e do protagonismo da gestante na construção do plano de amamentação.

Ms. Dorise Simão – Enfermeira Obstetra IBCLC (Poços de Caldas/MG)
Ms. Karina Lara – Fisioterapeuta IBCLC (São Paulo/SP)

11h às 12h30 | Empreendedorismo no cuidado materno-infantil

Local: Teatro de Bolso

Uma oficina que proporcionará ao participante um olhar ampliado das diferentes habilidades entre empreender e se tornar empresário permeando por temáticas como: saber se vender, redes sociais e estabelecimento de metas para sua empresa.

Esp. Camila Faria – Fonoaudióloga IBCLC (Belo Horizonte/MG)
Esp. Juliana Dalossi – Enfermeira IBCLC (Itajubá/MG)

CURSOS

09h às 12h30 | Curso BLS (Basic Life Support)

Local: Espaço Jardim
Ministrante:
Esp. Luiza Costa, Fonoaudióloga (MG)

O BLS (Basic Life Support) é um curso de suporte básico de vida, destinado a lidar com emergências. Para isso, o curso foca em situações de ameaça imediata à vida, como obstrução de vias áreas e parada cardiorrespiratória, ensinando o profissional a reagir de maneira rápida e efetiva. Este curso terá como foco a reanimação e intervenção em crianças de 0 a 3 anos de vida, de modo que profissionais da assistência materno-infantil estejam aptos a agir mediante intercorrências nesta faixa etária. O curso atende aos pré requisitos solicitados para a recertificação do IBLCE.

11h às 13h | Curso O profissional da lactação enquanto figura de apego | Alexandre Coimbra Amaral

Local: Cinema
Ministrante: Ms. Alexandre Coimbra Amaral, Psicólogo (SP)

Em cada história de mulher atendida, há dores e cicatrizes emocionais que aparecem na fala, junto com as questões fisiológicas. O momento do puerpério é de intensidade de sentimentos, muitos dos quais sem uma escuta adequada. Escutar não é ser psicóloga. Escutar é uma capacidade que qualquer profissional de lactação pode exercer. Este curso tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência materno-infantil para serem figuras de referência afetiva para a mulher nesta relação. E, claro, cada consultora também tem a sua individualidade, e tem direito a cuidar do seu modo. Vamos falar disso, debater casos e construir um ambiente seguro para ofertarmos um cuidado cada vez mais integral às pacientes.

PALESTRAS

14h00 | A volta ao mundo da amamentação

Palestrante: Dra. Tatiana Vargas, Fonoaudióloga (Belo Horizonte/MG)

Se o nosso lema é mudar o mundo pela amamentação é preciso conhecê-lo bem. As práticas de promoção, proteção, apoio e intervenção aos desafios do aleitamento envolvem conhecimentos amplos dos processos anatomofisiológicos, bem como a fisiopatologia das desordens as quais iremos intervir. Mas, o aleitamento vai muito além e se incorpora nas práticas e crenças culturais, nas vivências regionais e na proposta sócio-política-cultural do meio em que essa família está inserida. Como se dá isso pelo mundo? Como atuam as Consultoras de Lactação mundo afora? Meus conhecimentos são suficientes para mudar o mundo pela amamentação?

14h30 | Toda ansiedade merece um abraço

Palestrante: Alexandre Coimbra Amaral

15h00 | Indicadores recentes sobre aleitamento no Brasil

Palestrante: Dr. Cristiano Boccolini, Nutricionista (RJ)

Abordagem do panorama e da evolução dos principais indicadores de aleitamento materno no Brasil. Serão debatidos recortes regionais e sociais relacionados às práticas de amamentação, o papel das políticas públicas e da proteção legal ao direito de amamentar. Além disso, será feita uma reflexão sobre as metas da OMS de aleitamento materno para o ano de 2030.

Mesa

15h25 | MESA: Parto e amamentação: um olhar sobre o cuidado obstétrico e a proteção da amamentação

Moderadora: Carol Reis, Ginecologista (MG)

15h30 | Principais patologias em gestantes e o impacto na amamentação

Palestrante: Dra. Ivana Marvão, Médica Obstetra (SP)

16h00 | A assistência ao parto abrindo as portas para a amamentação

Palestrante: Dra. Maíra Libertad, Enfermeira Obstetra (SP)

16h20 | Debate
16h50 | Encerramento

Mesa

16h50 | MESA: Puerpério, Amamentação e Sexualidade

Moderadora: Esp. Sofia Barbosa, Enfermeira (MG)

16h55 | Sexualidade no puerpério

Palestrante: Ms. Sabrina Baracho, Fisioterapeuta (MG)

Queixas como dores na relação sexual e diminuição do desejo sexual são extremamente prevalentes no primeiro ano de pós parto, mas ao memo tempo desvalorizadas. Muitas mulheres ainda estão imersas nos cuidados com os filhos, negligenciando seus próprios desejos, anos após o parto. Falar sobre sexualidade ainda é um tabu. Precisamos saber acolher as mulheres/casais. Nessa palestra, falaremos sobre como as mudanças físicas, endócrinas, psicológicas e socioculturais afetam a sexualidade no puerpério e discutiremos possibilidades terapêuticas.

17h15 | Amamentação e sexualidade

Palestrante: Esp. Bianca Balassiano, Psicóloga IBCLC (RJ)

Os estigmas culturais e sociais que cercam a amamentação podem levar a equívocos sobre seu impacto na sexualidade humana. Esta palestra visa explorar a relação entre amamentação e sexualidade e dissipar os mitos comuns que cercam este tópico. Serão discutidas as mudanças fisiológicas que ocorrem durante a amamentação e como elas podem afetar o desejo e a função sexual, as atitudes culturais e sociais em relação à amamentação, incluindo a sexualização dos seios e o tabu em torno da amamentação em público. A palestra também irá explorar como a amamentação pode impactar a dinâmica do relacionamento entre parceiros e os potenciais benefícios e desafios que ela pode representar.

17h35 | Debate
18h00 | Encerramento

ABERTURA OFICIAL

18h00 | Espetáculo teatral | Mulheres que nascem com os filhos

Apresentação: Samara Felippo e Carolinie Figueiredo
Dirigido por Rita Elmôr

OFICINAS

09h às 10h30 | Parentalidade positiva e comunicação não violenta: ferramentas práticas para utilizar nos atendimentos e compartilhar com a família no diálogo com suas crianças

Local: Cinema

Vocês poderão descobrir como encorajar uma parentalidade positiva, ao mesmo tempo em que aprenderão ferramentas para apoiar na autorregulação diante do fascinante mistério das conexões humanas, consigo mesmo (profissional) e com as famílias. Uma oportunidade para descobrir como desenvolver resiliência relacional, empatia e expressão autêntica. Profissionais de saúde despertos para as habilidades socioemocionais para o século XXI.

Dra. Mariana Lacerda – Terapeuta Ocupacional (Belo Horizonte/MG)
Esp. Hândula Janine – Terapeuta Ocupacional (Belo Horizonte/MG)

09h às 10h30 | Bandagem aplicada à saúde materno-infantil

Local: Teatro de Bolso

Apresentar aos profissionais, que atuam na área da saúde materno infantil, uma visão sobre o uso da bandagem elástica, como recurso terapêutico adjuvante, associado ao manejo clínico da amamentação e pós parto. Serão abordados princípios fundamentais sobre a bandagem elástica, suas indicações, abordagem em baixa produção láctea, ingurgitamento mamário, cicatriz de cesariana, dentre outras.

Ms. Camila Dantas – Fonoaudióloga IBCLC (Belo Horizonte/MG)
Esp. Rachel Mirachi – Fisioterapeuta (Belo Horizonte/MG)

09h às 10h30 | Seletividade e recusa alimentar

Local: Espaço Jardim

A alimentação é a função mais sensorial que o ser humano executa, pois envolve as características sensoriais do indivíduo e as informações sensoriais do alimento. Cada alimento tem características sensoriais que determinam o grau de facilidade ou dificuldade para sua ingesta. Apresentar dificuldades alimentares é mais que não gostar de um alimento. As crianças acabam selecionando os alimentos que sentem conforto e dificilmente aceitam mudanças. Essa seleção está relacionada ao modo como a criança recebe e interpreta o estímulo sensorial dos alimentos. Na oficina, trabalharemos as características sensoriais do alimento e como as utilizaremos para auxiliar na expansão alimentar, otimizando a relação da criança com a comida.

Ms. Camila Ramos – Fonoaudióloga IBCLC (Belo Horizonte/MG)
Esp. Luiza Miranda – Nutricionista (Belo Horizonte/MG)
Esp. Camilla Balduíno – Pediatra (Rio de Janeiro/RJ)

PALESTRAS

Mesa

10h30 | Lancet 2023 - da utopia à realidade brasileira

Moderadora: Esp. Brenda Godoi, Médica Pediatra IBCLC (MG)
Palestrantes:
Moises Chencinski, Médico Pediatra (SP)
Tiago Vannucchi, Médico Pediatra (SP)

Uma avaliação da série do journal Lancet de 2023, com os desafios para as metas de aleitamento da OMS para 2030, nos remete a questões conhecidas e debatidas sobre as ações do marketing das indústrias. A realidade brasileira, em recortes sociais, econômicos, culturais, raciais, de gênero e de trabalho, suporta as propostas do documento?

11h20 | Debate

11h30 | MESA: Amamentação e retorno ao trabalho remunerado: desafios e possibilidades

Moderadora: Adriana Mendes

11h35 | Manejo do leite humano em creches públicas

Palestrante: Esp. Luciana Duarte, Nutricionista (MG)

Abordagem da oferta do leite humano para as crianças atendidas nas unidades de Educação Infantil da Rede Própria e Parceira do município de Belo Horizonte. A partir da demanda de mães de lactentes em Unidade de Educação infantil, em 2017, iniciou-se a construção de um fluxo para viabilizar o recebimento e oferta de leite materno a crianças nas unidades de educação infantil da Rede PBH e creches parceiras.

11h55 | Extração e oferta de leite humano na volta ao trabalho

Palestrante: Camila Zibetti

Discussão sobre as possibilidades de extração de leite materno e oferta para mães que desejam amamentar mesmo após o retorno ao trabalho, discutindo com base em evidências científicas quais os melhores tipos de extração e oferta, além de outros temas acerca do assunto.

12h15 | Debate
12h30 | Encerramento

14h00 | MESA: Indicadores de crescimento e desenvolvimento da criança: o que o profissional que defende o aleitamento precisa saber

Moderadora: Esp. Loretta Campos, Médica Pediatra IBCLC (GO)

14h05 | Compreendendo as curvas de crescimento da caderneta da criança

Palestrante: Dra. Elsa Giugliani, Médica Pediatra IBCLC (RS)

O crescimento da criança amamentada, desde o nascimento; discutir as curvas para o monitoramento do crescimento; quando e como intervir quando o crescimento da criança foge dos padrões habituais do crescimento.

14h25 | Desordens gastrointestinais e o impacto nas curvas de desenvolvimento (aplv, refluxo)

Palestrante: Esp. Lygia Lauand, Médica Gastropediatra (SP)

Os distúrbios gastrointestinais no lactente são extremamente frequentes. Desordens do eixo cérebro intestino, DRGE, alergias alimentares, distúrbios de deglutição e outras situações podem ser diagnosticadas nessa faixa de idade, e representam uma enorme angústia para a família. Mas qual será o verdadeiro impacto dessas situações no crescimento e desenvolvimento do bebê?

14h45 | Quando introduzir e como planejar o desmame do complemento

Palestrante: Esp. Brenda Godoi, Médica Pediatra IBCLC (MG)

O uso assertivo do complemento é parte imprescindível da atuação do pediatra amigo da amamentação. Usado de forma correta, o complemento pode proteger a amamentação. Nessa palestra, vamos falar sobre o uso planejado do complemento, em especial a programação de sua retirada.

15h05 | Debate
15h30 | Encerramento
 

15h35 | PALESTRA: Neurodesenvolvimento da criança e suas implicações

Palestrante: Dra. Liubiana Arantes, Médica Neuropediatra (MG)

O neurodesenvolvimento é um processo caracterizado pelo domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais, das mais primárias às mais refinadas. Ele se inicia no período gestacional, sendo impactado por fatores genéticos, biológicos, ambientais e socioculturais. O conhecimento deste processo e suas implicações é fundamental para o profissional do aleitamento e cuidado materno-infantil.

16h15 | MESA: Amamentação em situações especiais do bebê

Moderadora: Dra. Renata Furlan, Fonoaudióloga (MG)

16h20 | Amamentação em bebês prematuros

Palestrante: Dra. Jamila Vasquez, Enfermeira IBCLC (RS)

Serão abordados desafios inerentes ao atendimento de duplas prematuras: os pilares que devem compor o atendimento por uma consultora, métodos alternativos de alimentação, padrão de sucção do RN prematuro, proteção da produção de leite, dentre outros.

16h40 | Amamentação em bebês com Trissomia do 21

Palestrante: Ms. Maila Pedrosa, Fonoaudióloga (MG)

Abordagem das peculiaridades da síndrome genética, principais benefícios e desafios enfrentados no contexto da amamentação, além de discutir estratégias facilitadoras durante o manejo clinico e a importância do suporte à família, considerando as evidências científicas mais atuais.

17h00 | Amamentação em bebês com fissura labiopalatina

Palestrante: Ms. Camila Ramos

17h20 | Amamentação e o transtorno do espectro autista

Palestrante: Ms. Poliana Martins

Conceitos básicos que os profissionais que atuam na saúde materno-infantil precisam saber sobre a comunicação na interação adultos/bebês e possíveis perturbações precoces na comunicação na primeira infância.

17h40 | Amamentação e a disfunção de integração sensorial

Palestrante: Ms. Patrícia Takeno, Terapeuta Ocupacional (SP)

18h00 | Debate
18h30 | Encerramento
 

OFICINAS

09h às 10h30 | Fotobiomodulação aplicada à saúde materno-infantil

Local: Espaço Jardim

Apresentar aos profissionais, que atuam na área da saúde materno infantil, uma visão sobre o uso da fotobiomodulação como recurso terapêutico coadjuvante, associado ao manejo clínico da amamentação e pós parto. Serão abordados principios fundamentais sobre a fotobiomodulação, suas indicações, abordagem em traumas mamilares, baixa produção láctea, ingurgitamento mamário, laceração de períneo, dentre outras.

Ms. Camila Dantas – Fonoaudióloga IBCLC (Belo Horizonte/MG)
Dra. Jamila Vasquez – Enferrmeira IBCLC (Pelotas/RS)

09h às 10h30 | Disfunções orais nos bebês: como identificar e quando encaminhar?

Local: Teatro de Bolso

Como os profissionais da área da saúde podem identificar as disfunções orais, de modo a diferenciar dificuldades de mamada e disfunção oral - bem como realizar um manejo clínico mais assertivo das alterações de aleitamento materno.
Dessa forma, o consultor saberá identificar casos mais complexos e persistentes que requerem diagnóstico e seguimento com especialistas.

Ms. Camila Ramos – Fonoaudióloga IBCLC (Belo Horizonte/MG)
Esp. Alessandra Santos – Fonoaudióloga (Goiânia/GO)

09h às 10h30 | Desmame Gradual

Local: Cinema

Contextualizar orientações de organizações de saúde a respeito do prolongamento da amamentação e seus benefícios e focará em apresentar as bases comportamentais para a remoção da livre demanda e o desmame noturno, com sugestões de estratégias separadas por faixa etária.

Dra. Cris Machado – Bióloga IBCLC (Porto Alegre/RS)
Esp. Doíse Ross – Enfermeira (Salvador/BA)

PALESTRAS

10h30 | Palestra: A complexa biologia do leite humano

Palestrante: Ms. Mara Claudia, Nutricionista (MG)

O leite humano é uma substância viva de grande complexidade biológica, ativamente protetora e imunomoduladora. Não apenas proporciona proteção exclusiva contra infecções e alergias, como estimula o desenvolvimento adequado do sistema imunológico do lactente, além disso, contém muitos componentes antiinflamatórios. Nesta palestra será abordado a composição do leite humano com foco nas mudanças que ocorrem em cada etapa da amamentação e em resposta ao estado físico e emocional da díade mãe-bebê.

Mesa

10h55 | MESA: Atendimento transdisciplinar na lactação induzida

Palestrantes:
Ms. Kely Carvalho, Fonoaudióloga IBCLC (SP);
Esp. Ana Thaís Vargas, Médica Obstetra (SP);
Esp. Erika Novaes, Psicóloga (SP);
Esp. Vânia Gato, Médica Pediatra IBCLC (SP)

A lactação induzida é um processo em que uma pessoa que não gestou e nem passou pelo parto pode iniciar a produção de leite humano. A lactação induzida envolve uma abordagem transdiciplinar para garantir que o processo seja seguro e bem-sucedido. O protocolo inclui medicações prescritas pelo médico, que deve considerar efeitos colaterais, riscos e benefícios, o acompanhamento de uma consultora de lactação, que irá fornecer técnicas de extração de leite e auxílio prático, e, além disso, o acompanhamento psicológico, fundamental para que o suporte emocional seja oferecido. Um grupo de apoio pode fornecer suporte emocional e prático durante o desafio de produzir leite antes mesmo da chegada do bebê. O pediatra que acompanhará a criança após o parto precisa estar atualizado no que diz respeito ao compartilhamento da amamentação entre duas pessoas e como manter a produção de leite. Cada caso de lactação induzida é único e requer uma abordagem personalizada. Os profissionais de saúde envolvidos devem trabalhar juntos para criar um plano de atendimento multidisciplinar que atenda às necessidades individuais da pessoa que está tentando induzir a lactação.

12h00| Debate
12h30 | Encerramento

14h00 | MESA: Abordagem clínica da mastite lactacional

Moderadora: Dra. Tatiana Vargas

14h05 | Processo inflamatório na mama lactante: para além do protocolo de mastite

Palestrante: Ms. Ivana Marvão, Médica Obstetra IBCLC (SP)

Apesar dos conhecidos benefícios da amamentação tanto para o bebê quanto para a pessoa que amamenta, o suporte clínico para problemas como a inflamação da mama lactante continua sendo um desafio para a pesquisa em lactação. A dor mamária associada à inflamação é uma razão comum para o desmame precoce. Novos protocolos e novas teorias tentam dar conta de explicar as condições inflamatórias que acometem a mama lactante. Essa palestra abordará novas perspectivas científicas acerca dos modelos teóricos e abordagem clínica da mastite puerperal e manejo sobre dor e dano nos mamilos.

14h25 | Recursos terapêuticos no tratamento da mastite lactacional: ultrassom, laser e bandagem

Palestrante: Ms. Camila Dantas, Fonoaudióloga IBCLC (MG)

Os recursos terapêuticos coadjuvantes são ferramentas que podem nos auxiliar no manejo de diversas condições maternas. Nesta palestra será abordado o uso desses recursos com enfoque no tratamento da mastite lactacional, levando-se em consideração as evidências científicas mais atuais.

14h45 | Avaliação da mastite e outras patologias de mama em pele negra

Palestrante: Camila Rosa, (Dermatologista, SP)

15h05 | Debate
15h25 | Encerramento

15h25 | MESA: Frênulo lingual

Moderadora: Dra. Andréa Motta, Fonoaudióloga (MG)

15h30 | A complexa função da estrutura lingual

Palestrante: Dra. Roberta Martinelli, Fonoaudióloga (SP)

A língua é um órgão complexo que participa ativamente de importantes funções na cavidade oral, como a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. Sua face inferior está conectada ao assoalho da boca por meio do frênulo lingual. Nesta palestra será abordada a anatomofisiologia do frênulo lingual e como este pode impactar na livre movimentação da língua e consequentemente na função de amamentação. A identificação de sinais e sintomas de alterações desta estrutura predizem a necessidade de encaminhamentos certeiros e uma abordagem transdisciplinar.

15h50 | Intervenções cirúrgicas do frênulo lingual

Palestrante: Ms. Henrique Veneroso, Odontopediatra (MG)

As alterações de frênulo lingual podem impactar as funções orais e em algumas situações são necessários intervenções cirúrgicas. Nesta palestra serão abordadas variações de técnicas cirúrgicas e o que temos de consenso nas intervenções cirúrgicas do frênulo lingual.

16h10 | Como evitar o sub e o sobrediagnostico em casos de anquiloglossia em bebês

Palestrante: Dra. Tatiana Vargas, Fonoaudióloga (MG)

O cuidado em saúde exige um olhar e um debate multiprofissional, baseado em científica, evidência e ética. O subdiagnóstico em casos de bebês com anquiloglossia impactará diretamente no aumento dos índices de desmame precoce. Já o sobrediagnostico resultará em intervenções e tratamentos desnecessários, sem quaisquer benefícios para mãe e bebê, podendo levar inclusive a impactos negativos e indesejáveis na qualidade de vida e saúde de ambos. Conhecimento e ferramentas para um diagnóstico assertivo nos casos de anquiloglossia em bebês é o tema dessa palestra.

16h30 | Debate
16h50 | Encerramento

16h50 | MESA: Aspectos legais e éticos no trabalho da Consultoria em Aleitamento

Moderadora: Laura Brito

16h55 | Violência de gênero e amamentação

Palestrante: Esp. Lira Amaral, Fonoaudióloga e Bacharel em Direito (MG)

Nesta palestra será abordado a que se refere a violência de gênero no contexto da assistência ao aleitamento, como identificá-la e como romper com esse ciclo.

17h15 | A importância da escuta no contexto da Consultoria em Amamentação

Palestrante: Ms. Mariana Lanna, Psicóloga (MG)

Esta palestra visa abordar a importância da escuta subjetiva da equipe de assistência à família, além da importância da consultora no contexto dos transtornos mentais perinatais.

17h35 | O direito de amamentar e de ser amamentado

Palestrante: Esp. Andreza Santana, Advogada (BA)

Nesta palestra, refletiremos de que forma as consultoras de amamentação são essenciais para a garantia do direito de lactantes e lactentes em processos e disputas judiciais.

17h55 | Debate

TRABALHOS CIENTÍFICOS

18h15 | Premiação de trabalhos científicos e campanha
18h30 | Encerramento do evento

trabalhos científicos

TÍTULOS DOS TRABALHOSAUTOR
A atuacao da Fonoaudiologia na Casa de PartoMarta Carolina Todaro
A IMPORTÂNCIA DA DESMISTIFICAÇÃO DE MITOS E CRENÇAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNODiego Silveira Siqueira
A INTERFERÊNCIA DO ESTADO EMOCIONAL NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.Leidiany Ramos Brito Silva
A MULHER COMO PROTAGONISTA DO SEU AMAMENTARFlávia Cobuci Resende Rodrigues
Aleitamento materno e a pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa de literatura.Isabella Schroeder Abreu
Anquiloglossia e amamentação: possível associação com desmame precoceFabiana Pinheiro Marçal
Apoio matricial em Aleitamento Humano: possibilitando ao profissional de saúde um espaço para discussão, aprendizado e construção de um plano de cuidado individualizadoCamila Ambrosio Feola Gross
ÁRVORE DA Vida: assistência humanizada da equipe de Enfermagem de um hospital privado de São PauloErdnaxela Fernandes do Carmo Souza
Caracterização do atendimento das crianças em aleitamento materno: oferta do leite humano nas unidades de Educação Infantil da Rede Própria e Parceira do município de Belo HorizonteMirna Almeida Trindade Santos
CUIDADO EM AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TREINO DE HABILIDADES PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ENSINO SUPERIOREveline Franco da Silva
Fatores associados ao aleitamento materno do nascimento à alta hospitalar durante a pandemia pelo SARS-CoV-2Larissa Aquino Rocha Bollela
TÍTULOS DOS TRABALHOSAUTOR
FATORES QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEveline Franco da Silva
IMPACTOS DA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO NO PROCESSO DE ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEveline Franco da Silva
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO MATERNA NA FORMAÇÃO DO PALADAR INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICALeidiany Ramos Brito Silva
Oficina do Nascer: Grupo de Educação em Saúde voltado para gestantes e parcerias em Nova Lima/MGAdriana Nunes de Oliveira Mendes
ORIENTAÇÕES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO REALIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO IMEDIATO: REVISÃO INTEGRATIVACamila Neumaier Alves
Prática ampliada de puericultura em unidade da Atenção Básica à SaúdeSamantha Gomes Araújo
Processo de lactação em pais adotivos: revisão de literaturaSamantha Vieira Alves Amaral
PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ITAJAÍ/SC: INICIATIVA INTERSETORIAL ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃOCamila Santos do Couto
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NO RETORNO AO TRABALHO DAS SERVIDORAS DA PREFEITURA DE ITAJAÍ/SCCamila Santos do Couto
Proposta e Validação de uma Cartilha sobre Aleitamento Materno em Bebês Cardiopatas.Nicóli Amaral Allebrandt
REALIZAÇÃO DE CURSO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DIST NCIA SOBRE A NORMA BRASILEIRA PARA COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA LACTENTES E CRIANÇAS DE PRIMEIRA INF NCIA, BICOS, CHUPETAS E MAMADEIRAS (NBCAL): RELATO DE EXPERIÊNCIACamila Neumaier Alves
TÍTULOS DOS TRABALHOSAUTORDIA E HORA DA APRESENTAÇÃO
ALEITAMENTO HUMANO: REFLEXÕES SOBRE AS PARTICULARIDADES ENFRENTADAS PELA POPULAÇÃO LGBTQIA+Eveline Franco da Silva23/11/23 Quinta-feira 10h00 as 10h30
Avaliação da Anquiloglossia Utilizando Diferentes ProtocolossKleber Rosa de Almeida23/11/23 Quinta-feira 10h00 as 10h30
BARREIRAS E FACILITADORES NA IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLO DE AMAMENTAÇÃO PARA PREMATUROS SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS E MÃESSofia Saiter Rizzo23/11/23 Quinta-feira 12h30 as 13h00
CONSULTORIA EM ALEITAMENTO MATERNO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIALaeny Catarina Dias Freitas23/11/23 Quinta-feira 12h30 as 13h00
Cuidados com a amamentação do bebê prematuro junto aos pais: desenvolvimento de um aplicativo mobile.Danielle Monteiro Vilela23/11/23 Quinta-feira 13h30 as 14h00
DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO DE RASTREIO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS DIFICULTADORES DO ALEITAMENTO (IRIDA)Carolina Ribeiro Neves23/11/23 Quinta-feira 13h30 as 14h00
ELABORAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DA NEONATOLOGIA E UNIDADE SAÚDE DA MULHER DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL COM BANCO DE LEITE HUMANOSofia Saiter Rizzo24/11/23 Sexta-feira 10h00 as 10h30
Fatores Associados ao Aleitamento Materno Exclusivo em Recém-Nascidos Pré-termo na Alta HospitalarNathaly Aparecida da Costa Alves24/11/23 Sexta-feira 10h00 as 10h30
LACTAÇÃO NO CONTEXTO DA PREMATURIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEMDiego Silveira Siqueira24/11/23 Sexta-feira 10h00 as 10h30
Prevalência do contato pele-a-pele e sua correlação com amamentação na primeira hora de vida em hospitais escola da Região Metropolitana de CampinasLuciane Cristina Rodrigues Fernandes24/11/23 Sexta-feira 12h30 as 13h00
Projeto Diálogos com a enfermagem – uma iniciativa institucional de apoio a maternidade no trabalhoIsis Leticia Brasil dos Santos24/11/23 Sexta-feira 12h30 as 13h00
Relato de experiência de um projeto desenvolvido num Hospital Universitário na cidade do Rio de Janeiro.BRUNA VIAL JORDAIM24/11/23 Sexta-feira 13h30 as 14h00
RESPOSTA DE ANTICORPOS ANTI-SARS-CoV-2 NO LEITE E SORO DE LACTANTES VACINADAS COM PFIZER/BIONTECHSarah Giarola da Silva Messias24/11/23 Sexta-feira 13h30 as 14h00